9 de julho de 2013

Bolo de Mármore

Apetecia-me fazer um bolo. Mas não sabia o que havia de fazer...
Pão-de-ló? É bom, mas já o faço muitas vezes (fica bem cozido mas molhadinho por dentro, mesmo bom!!)...
Bolo de chocolate? Não é bem isso que me apetece...

Foi então que me lembrei do bolo de mármore. Da primeira vez que o fiz, criei um bolo cinzento... Não tinha a massa amarela, nem a castanha... Consegui misturar tudo...
Mas agora consegui fazer bem :) Só lhe faltou cozer mais um bocadinho... O Amor gostou bastante. Mas o Peste concordou comigo: o próximo está um bocadinho mais de tempo no forno.
Não vos vou conseguir falar de tempos de cozedura porque o meu forno semi-avariou e só emana calor de cima. Eu vou abanando e espetando com uma massa/palito e tento adivinhar LOOL

Aqui vai:
      150g de margarina (eu pus apenas 90g)
      250g de açúcar
      5 ovos
      250g de farinha (já usei com fermento)
      1 iogurte natural ou
      1 chávena de leite
(coloquei apenas meia chávena de leite porque coloquei o iogurte)
      80g de chocolate em pó (coloquei 70g de chocolate + 10g de cacau)

 1.  Misturar muito bem a margarina com o açúcar, até ficar uma pasta cremosa.
(no início vai parecer impossível, mas depois de algumas batidelas, vê-se que a margarina começa a ligar com o açúcar, e no final ficamos mesmo boquiabertos com o resultado! Não convém aquecer a margarina, porque depois pode cozer os ovos...).
 2.  Separa-se as gemas das claras. Gema a gema, uma a uma, vão-se juntando ao creme anterior, mexendo sempre entre cada uma.
 3.  Junta-se o iogurte natural.
 4.  Adiciona-se a farinha, e, se necessário, intercala-se com o leite, para ser mais fácil envolver.
 5.  Bater as claras em castelo e envolvê-las na massa.
 6.  Dividir a massa em 2 metades iguais.
 7.  Numa das metades, adicionar o chocolate em pó.
 8.  Untar uma forma com margarina e polvilhá-la de farinha.
 9.  À vez, juntar as diferentes massas, misturando as duas cores, criando um efeito marmoreado.
10. Vai ao forno (não me posso guiar pelo meu, como disse, mas se alguém experimentar e quiser deixar o tempo, esteja à vontade :) )


 Ficou bonito ou não ficou??  :D


Deixei-o pouco tempo no forno, por isso ficou molhado no meio. Estava bom, mas eu preferia todo cozido... É na próxima vez. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário